sicred
Unifique

A sexta-feira, 2 de maio, começou gelada na Serra Catarinense. Uma intensa geada cobriu o Vale dos Caminhos da Neve em São Joaquim, revelando paisagens exuberantes sob o manto branco do frio. Com temperaturas negativas, o município voltou a ser destaque entre os mais frios do Brasil, registrando -1,9°C, segundo a estação da Epagri/Ciram.

Esta foi a segunda geada e também a segunda temperatura negativa do mês de maio, totalizando seis ocorrências negativas e 12 geadas no ano até o momento, conforme acompanhamento do fotógrafo e Jornalista Wagner Urbano.

Outros municípios da região também marcaram temperaturas baixas: Painel chegou a -0,9°C, de acordo com dados de estação particular (PWS). Bom Jardim da Serra, na localidade Terra do Gelo, registrou 1,8°C, segundo medição da prefeitura. Já Urubici marcou 2,0°C, e Urupema, conhecida por seu frio rigoroso, ficou nos 4,4°C. Em contrapartida, Florianópolis teve mínima de 10,3°C, evidenciando o contraste térmico entre o litoral e a serra.

As informações são confirmadas por Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, que acompanham de perto as mudanças climáticas na região.