08/09/2025 15h28 ⟳ Atualizada em 08/09/2025 às 16h00

O jornalismo do NotiserraSC entrou em contato com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, em São Joaquim, que alertou para a possibilidade de geadas entre a noite de terça-feira (09) e a manhã de sábado (13) de setembro.

Segundo Coutinho, em entrevista ao Portal NotiserraSC, os produtores rurais devem ficar atentos e preparar os sistemas de proteção contra o frio. “Quem tem sistema anti-geada deve monitorar e usar, se for necessário. A irrigação, o fogo ou o ventilador podem ser utilizados, cada um com sua característica. O ventilador é automático, a irrigação precisa ser acompanhada e o fogo exige preparo prévio”, explicou.
Ele reforça que não serão todas as áreas afetadas, mas algumas regiões apresentam risco de danos às plantações. “É importante ficar atento, pois mesmo que a geada não ocorra de forma generalizada, em pontos isolados o frio pode trazer prejuízos”, acrescentou.
As geadas são comuns nesta época do ano em São Joaquim e exigem atenção redobrada dos agricultores, especialmente no início da primavera, quando culturas sensíveis estão em desenvolvimento.
