O primeiro dia de maio amanheceu gelado na Serra Catarinense. Em pleno feriado do Dia do Trabalhador, São Joaquim voltou a registrar a menor temperatura do Brasil: impressionantes -3,2°C, conforme dados da estação oficial do INMET/PMSJ. O frio foi acompanhado de geada intensa, visível até mesmo no centro da cidade e em pontos turísticos como o Caminhos da Neve.
Outras localidades da Serra também amanheceram sob o efeito da massa de ar frio. Em Urupema, os termômetros marcaram -1,6°C (Epagri), enquanto Painel registrou -0,7°C (estação particular). Já em Urubici, os termômetros chegaram a 1,3°C, e Bom Jardim da Serra marcou 1,6°C, segundo a estação Terra do Gelo/PMBJ. Vargem Bonita também entrou na lista com 2,9°C. Em contraste, Florianópolis teve mínima de 11,0°C.
Apesar de estarmos apenas no início de maio, 2025 já acumula 11 dias com geada na região do Topo da Serra: 4 em março e 7 em abril. Nenhum dia com geada foi registrado em janeiro, fevereiro ou até agora em maio.
Já no que diz respeito a temperaturas negativas em Santa Catarina, 2024 fechou com apenas 4 dias de registros abaixo de zero, todos no mês de abril. Nenhum registro negativo foi computado nos demais meses do ano passado, segundo levantamento dos meteorologistas Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer.
Com esse cenário, o frio típico da Serra mostra força logo no início do mês e reacende as expectativas para um outono e inverno rigorosos em Santa Catarina.