sicred
Unifique

Na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, a cidade de São Joaquim, situada na região serrana de Santa Catarina, acordou com uma bela e característica paisagem: um cenário branco e brilhante coberto de gelo. Os termômetros marcaram a mínima de -1,9°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e informações da Prefeitura Municipal de São Joaquim (PMSJ).

O fenômeno, conhecido como geada, transformou o Vale do Caminhos da Neve em uma paisagem digna de cartão-postal, onde a vegetação e os campos amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo, criando uma imagem de encanto e serenidade. Esse vale é reconhecido por ser um dos locais mais propensos a registrar geada na região, solidificando a reputação de São Joaquim como uma das cidades mais frias do Brasil.

Ao longo deste ano de 2023, a cidade já contabiliza impressionantes 98 dias com o registro de geada, e 63 dias nos quais as temperaturas marcaram valores negativos em todo o estado de Santa Catarina. Tais números enfatizam a intensidade do clima frio que atinge a região, tornando São Joaquim uma referência quando se trata de condições climáticas extremas.

As mínimas registradas em outras localidades da região serrana também foram notáveis. Além dos -1,9°C observados em São Joaquim, os termômetros marcaram -1,2°C em Bom Jardim, de acordo com dados da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), e 1,2°C em Urupema, também segundo a Epagri.

Texto e fotos: Wagner Urbano