sicred
Unifique

Na 24ª Festa Nacional da Maçã, realizada em São Joaquim, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, trouxe boas notícias para os agricultores da Serra Catarinense. Durante a abertura do evento, na sexta-feira, 6 de setembro, o governador anunciou a conquista de uma importante autorização da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): a partir de 2025, as maçãs frescas destinadas à exportação serão inspecionadas e certificadas diretamente nos polos produtivos de São Joaquim e Fraiburgo, sem a necessidade de envio ao Rio Grande do Sul.

Essa medida, aguardada há muito tempo pelos produtores da região, deve agilizar a logística, reduzir custos e aumentar o valor comercial das maçãs. “A certificação da maçã em Santa Catarina é algo que a população merecia há muito tempo. SC é o estado que produz a melhor maçã do Brasil e até então não podia fazer a certificação da fruta onde ela é produzida”, destacou Jorginho Mello.

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) há anos luta para que o processo de certificação ocorra diretamente no estado. Atualmente, os produtores precisam enviar as frutas para o Rio Grande do Sul, onde são inspecionadas e certificadas pelo Mapa antes de seguir para os portos e serem exportadas. Com a nova autorização, profissionais do ministério serão enviados às regiões de São Joaquim e Fraiburgo para realizar o procedimento localmente, otimizando toda a cadeia produtiva.

Logística mais eficiente e valorização da produção

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que já realiza a fiscalização sanitária dos pomares, foi uma das responsáveis por defender a autorização junto ao governo federal. Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc, destacou o impacto positivo da decisão para os produtores: “Essa decisão desonera e muito a questão logística da produção, aumenta a vida útil do produto e, portanto, o valor comercial dele. Essa era a maior demanda que havia na área da Cidasc na região de São Joaquim e Fraiburgo”.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, também ressaltou a importância do avanço para o setor. “Todo o potencial produtivo da maçã é resultado do trabalho dos nossos agricultores, técnicos e das políticas públicas que levam a maçã para além das fronteiras. Somos campeões nacionais na produção da maçã, uma das grandes forças da nossa fruticultura.”

Além do anúncio da certificação, Jorginho Mello assinou um contrato com a prefeitura para a ampliação do monitoramento agrometeorológico pela Epagri no município e participou do lançamento de dois livros que exaltam a Maçã Fuji da região de São Joaquim, reforçando o papel da fruta como um dos maiores símbolos da agricultura catarinense.