08/09/2025 10h55 ⟳ Atualizada em 08/09/2025 às 10h55
O Governo de Santa Catarina anunciou a entrega de 350 fuzis modelo Arad/IWI 5,56 × 45 mm para a Polícia Militar como parte do reforço no combate à criminalidade no Estado. O armamento, considerado de “padrão Otan”, chamou atenção pelo poder de fogo e pela adoção em forças de segurança de diversos países.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello (PL) defendeu o investimento e destacou que a polícia catarinense precisa estar equipada à altura das ameaças.
— “Enquanto o crime no nosso país for organizado e equipado, nós não podemos deixar a nossa polícia com qualquer arma. Vai ter investimento em equipamento, sim, vai ter armamento pesado”, afirmou.
Armamento de uso internacional
Produzido pela Israel Weapon Industries (IWI), localizada no centro de Israel, o Arad é um dos fuzis mais utilizados por forças policiais e militares de todo o mundo. Entre os usuários estão o Exército Americano, a Otan, o FBI e, no Brasil, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM do Rio de Janeiro.
Segundo o fabricante, o modelo foi projetado para todos os tipos de cenários de combate, oferecendo flexibilidade operacional com a possibilidade de troca rápida de calibre entre 5,56 × 45 mm e .300 BLK.
Características técnicas
O fuzil Arad possui cano de 11,5 cm e comprimento que varia de 720 mm a 800 mm, dependendo da posição da coronha. Pesa cerca de 2,85 kg sem carregador e tem capacidade de disparar entre 700 e 1.100 tiros por minuto.
Além do desempenho, o armamento se destaca pela baixa necessidade de manutenção, o que, segundo a IWI, reduz custos de operação e amplia o ciclo de vida.
Reforço na segurança
Com a aquisição, o governo estadual busca fortalecer a estrutura da segurança pública. Para Jorginho Mello, o investimento é essencial para garantir melhores condições de trabalho às forças policiais diante do avanço do crime organizado.