
Um idoso de 81 anos foi resgatado na manhã desta sexta-feira (31) após ter desaparecido no dia anterior, na localidade de São Pedro, interior de Urubici, na Serra Catarinense. A ocorrência foi atendida pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar, por meio do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Urubici.
As equipes do ASU-481, AR-135 (com o cão de busca Sasuke, conduzido pelo Cabo Galli) e AR-195 (com a cadela Luna, conduzida pelo Sargento Vieira) se deslocaram até o bairro São Pedro para dar continuidade nas buscas, quando receberam a informação de que o idoso havia sido localizado por familiares e voluntários que ajudavam nas buscas.
De acordo com o relatório dos bombeiros, o acesso até o ponto onde a vítima estava só era possível com veículo 4×4, que precisou ser deixado cerca de 500 metros da casa mais próxima. As guarnições seguiram a pé pela mata levando maca rígida, bolsa de atendimento pré-hospitalar e oxigênio portátil.
Cerca de 700 metros à frente, os bombeiros encontraram os voluntários trazendo o idoso em uma maca improvisada. Ele estava consciente e orientado, apresentando bradicardia e hipotermia (temperatura corporal de 32,3°C), mas sem ferimentos aparentes.
A vítima foi então imobilizada em uma maca rígida, envolvida com duas mantas térmicas e transportada até um trator que auxiliou no deslocamento até o ponto onde estavam as viaturas. Após avaliação no local, o idoso foi conduzido ao Hospital São José de Urubici com suporte de oxigênio para avaliação médica.
Segundo os familiares, o idoso foi encontrado a cerca de 2,1 quilômetros de casa, em uma área de mata densa. O rápido acionamento das equipes e o apoio dos voluntários foram fundamentais para o desfecho positivo da ocorrência.
TEXTO: WAGNER URBANO – Jornalista com informações da CBMSC