28/10/2025 16h42 ⟳ Atualizada em 28/10/2025 às 16h42

Aos poucos, uma área de baixa pressão começa a se organizar e dar origem a inúmeras instabilidades sobre a região Sul do Brasil. Com isso, a condição de chuva tende a aumentar inicialmente no Oeste e, posteriormente, se espalhar para as demais áreas dos três estados.
De acordo com imagens recentes de satélite, observadas entre o final da madrugada e o início da manhã desta quarta-feira, é possível perceber que as instabilidades estão bem ativas e organizadas, especialmente entre o Paraná, o Sudoeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, além de algumas áreas do Norte catarinense. Nesses locais, já há registros de chuva e de temporais localizados.
Conforme explica o meteorologista Piter Scheuer, a nebulosidade deve aumentar gradualmente ao longo do dia, ampliando também a possibilidade de chuva. “Quanto mais avançarmos para o período da tarde e noite, mais cidades terão ocorrência de chuva. Não dá para descartar a possibilidade de temporais, especialmente no Oeste e Meio-Oeste, com alguma severidade isolada”, destaca o profissional.
A instabilidade deve se manter nesta quarta-feira, com predomínio de tempo fechado e chuva persistente no Centro-Leste da região. No Oeste, a chuva ocorre entre a madrugada e a manhã, com tendência de melhora no decorrer da tarde e noite.
Na quinta e sexta-feira, o tempo deve variar entre períodos de sol, nebulosidade e chuvas passageiras isoladas. No Oeste, as pancadas acontecem principalmente à tarde, enquanto nas áreas do Centro-Leste, a instabilidade se concentra na madrugada, início da manhã e novamente no final do dia.
Segundo Scheuer, o risco para temporais volta a aumentar no fim de semana, mas sem tempo ruim o tempo todo. “O destaque será o abafamento, com sensação de calor e umidade elevada, o que favorece a formação de novas instabilidades”, completa o meteorologista.
                