Em um vídeo publicado nas redes sociais, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra em São Joaquim, trouxe informações sobre as mudanças climáticas previstas para esta semana. De acordo com Coutinho, as condições indicam a possibilidade de frio intenso na região.
No vídeo, o especialista não descarta a chance de neve. “Nós ainda estamos esperando para ver os modelos ficarem mais certos. Mas se tiver, é na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na sexta para sábado”, afirmou Coutinho.
Contudo, o mais importante, segundo ele, é a queda acentuada da temperatura. “Aqui é o auge do frio. Ele começa aqui de 5 a 15 de agosto e o auge dele de 8 a 15. Vai ser uma friagem muito forte e vai trazer consequências”, alertou o agrônomo.
Uma das preocupações levantadas por Coutinho é a brusca queda de temperatura no Centro-Oeste, que pode afetar a criação de gado, levando à mortalidade, como já ocorreu na última friagem. Ele também destacou a necessidade de atenção redobrada para os fruticultores do Sul do Brasil, pois a partir de sexta-feira, há condições favoráveis para geadas danosas, que podem persistir durante o fim de semana.
As previsões climáticas para os próximos dias apontam para um cenário de baixas temperaturas, com potencial impacto significativo na agricultura e na pecuária da região. Especialistas recomendam que produtores e criadores tomem medidas preventivas para mitigar os possíveis danos causados pelo frio extremo.
Texto: Wagner Urbano
Ver essa foto no Instagram