sicred
Unifique

[dropcap]E[/dropcap]mbora os catarinenses já venham sentindo os efeitos das baixas temperaturas há semanas, o inverno começa oficialmente na manhã desta quinta-feira, 21, mais precisamente às 7h07min. E a previsão é de que massas de ar frio continuem a chegar ao longo dos próximos três meses, trazendo novas ondas de frio para Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, não está descartada a possibilidade de que tenhamos mais uma vez queda de neve e formação de geadas no Estado.

Pelo menos mais três ondas de frio intenso devem chegar ao Estado até agosto, segundo a Epagri/Ciram. Mesmo assim, o último boletim do órgão indicava que, na média, as temperaturas serão um pouco mais elevadas que o comum nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Na Serra, nos planaltos e no Oeste, por sua vez, as temperaturas ficarão próximas das médias históricas. Em relação às chuvas, o mês de agosto deve ter a maior precipitação pluviométrica, com a média podendo chegar a 190mm no Oeste catarinense.

“A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca”, aponta o último relatório da Epagri/Ciram.

21 dias com marcas negativas neste inverno em SC e 47 dias com geada em 2018 no topo da serra. Abaixo as mínimas inferiores a 6°C.

-2,3 Painel/F.Keiser e G.Hugen
-2,0 B.Jardim/F.Keiser
-1,9 S.Joaquim/F.Keiser 
-1,2 Urupema*
0,9 Urubici/Joel Faria
2,3 Rio Rufino*
2,5 Ponte Alta do Norte*
2,6 Curitibanos/UFSC
2,6 Frei Rogério*
3,6 Vargem*
3,6 Joinville/serra/DSoares
3,8 Bom Retiro*
4,3 Lages/UDESC
4,5 Caçador*
4,6 Ibiam*
4,6 São Bento do Sul*
4,7 Videira*
5,0 Palmeira*
5,0 Monte Castelo*
5,1 Campo Alegre*
5,1 Santa Cecília*
5,5 Fraiburgo*
5,7 Rio das Antas*

*Epagri

6,8°C Florianópolis*