20/10/2025 17h53 ⟳ Atualizada em 20/10/2025 às 17h53

A jovem atleta Bárbara Schlichting Bittencourt, natural de São Joaquim (SC), vai estrear pela Seleção Brasileira Sub-17 de Basquete Feminino no Campeonato Sul-Americano da categoria, que começa nesta Segunda (20) em Assunção, no Paraguai. A estreia do Brasil será contra a Bolívia, às 16h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FIBA.
Defendendo atualmente o São José-SP, Bárbara é uma das promessas do basquete feminino nacional e representa a Serra Catarinense entre as convocadas pelo técnico Ana Diniz. Antes do embarque para o Paraguai, a equipe realizou dez dias de treinos em São Paulo e um camp de uma semana com jovens talentos da categoria, em preparação para a competição.
O torneio reúne nove seleções nacionais e é uma das principais etapas do calendário das categorias de base do continente. Além do título, o Sul-Americano serve como classificatório para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026 — as três melhores equipes garantem vaga na competição continental.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Equador, Argentina, Bolívia e Uruguai. No Grupo B, estão Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Na primeira fase, cada seleção enfrentará todas as adversárias do grupo, e as duas melhores avançam às semifinais. As demais disputarão posições até o último dia de competição.
Além de buscar a vaga para o AmeriCup, o torneio é visto pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como uma oportunidade de consolidar o desenvolvimento das categorias de base e proporcionar experiência internacional às jovens atletas.
Jogos do Brasil no Sul-Americano Sub-17 Feminino
- Brasil x Bolívia – 20 de outubro (segunda-feira)
- Brasil x Argentina – 21 de outubro (terça-feira)
- Brasil x Uruguai – 22 de outubro (quarta-feira)
- Brasil x Equador – 24 de outubro (quinta-feira)
Com determinação e talento, Bárbara Schlichting Bittencourt leva o nome de São Joaquim e de Santa Catarina para as quadras internacionais, representando o basquete brasileiro e inspirando outras jovens atletas da região.
Redação NotiserraSC com informações da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)
