Evento reconhece o trabalho dos produtores e destaca a relevância econômica e cultural da maçã para a Serra Catarinense e todo o estado de Santa Catarina.
São Joaquim será sede, no dia 25 de maio, do Maçã Catarina – Seminário e Celebração da Colheita 2025, promovido pela Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP). O evento será realizado no CTG Minuano Catarinense, com entrada gratuita e exclusiva para produtores associados à AMAP, mediante retirada antecipada de ingressos junto à organização.
Com programação das 9h30 às 18h, o Maçã Catarina reunirá produtores rurais, lideranças do setor, autoridades e instituições parceiras para valorizar uma das culturas mais representativas da agricultura catarinense. A recepção aos participantes começa às 9h30, seguida por duas palestras técnicas: às 10h, o presidente da Epagri, engenheiro agrônomo Dirceu Leite, falará sobre sucessão familiar no meio rural e o papel do ensino agrotécnico em Santa Catarina. Logo depois, às 10h40, a consultora do Sebrae/SC Leonice Santos abordará a importância da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, que possui Denominação de Origem (DO).
A solenidade de abertura está prevista para às 11h, com a presença de autoridades estaduais e lideranças do agronegócio. Ao meio-dia, será servido um almoço com churrasco exclusivo para os associados da AMAP, também mediante ingresso antecipado.
No período da tarde, a programação cultural contará com a apresentação da Invernada Artística do CTG Minuano Catarinense e show musical com Martinez & Banda.
Durante todo o dia, o público poderá visitar a exposição de máquinas, implementos agrícolas e tecnologias voltadas à fruticultura, além de participar de sorteios de brindes.
“Esse evento é um momento estratégico para unirmos forças e mostrarmos ao Brasil a importância da fruticultura de altitude. Produzimos com qualidade, responsabilidade e tradição. O Maçã Catarina é um gesto de valorização ao nosso agricultor, de reconhecimento à sua dedicação, e também de defesa da nossa produção como patrimônio catarinense”, afirma Sheila Forgerine Zanete, presidente da AMAP.
O 1º Maçã Catarina é uma realização da AMAP, com apoio institucional do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de São Joaquim, Faesc/Senar e Sebrae/SC e Epagri.
O evento conta com patrocínio das empresas Mercosul Toyota, Astro e Têxtil Kopruch. Ainda, Mercur, Sotrima Agrícola, Agro Brasil, Auto Elite São Joaquim, Sicredi, Implemaster e Ubyfol, Campoar, IG Maçã Catarinense, Cresol, Plásticos Laminados, Ihara, Sicoob, Viveiros Sul, Devik Frutas, Plantar, Sanjo, Cooperserra, Inquima, Napalha, Fundo na Serra, Agros, Cechinel Peças, Agrozan, Gonçalves tratamento de madeiras, Marconi, Flor de Altitude, Alecrim, Rudan, Olin Yanmar.
SERVIÇO:
Maçã Catarina – Seminário e Celebração da Colheita 2025
Data: 25 de maio de 2025
Local: CTG Minuano Catarinense – São Joaquim (SC)
Horário: 10h às 18h
Por Catarinas Comunicação – Assessoria de imprensa Amap || Texto Lizzi Borges