Nos tempos atuais, os agrotóxicos são ferramentas importantíssimas para que a agricultura possa produzir alimentos em quantidade suficiente para toda a população mundial que já supera 8 bilhões de pessoas.
Além do sistema conhecido como “sistema convencional” de produção agrícola que se baseia no uso de produtos químicos, entre eles os adubos químicos e os agrotóxicos para produzir alimentos, existe tmbém o “sistema orgânico” de produção agrícola onde não é permitido o uso de produtos químicos. O agricultor ao optar por um dos sistemas de produção independentemente do tipo de insumo que venha a utilizar em sua lavoura, tem importante compromisso com a conservação do meio ambiente pois depende diretamente dele para o sucesso de seu empreendimento.
Sendo assim, no Brasil, para cumprir com sua responsabilidade, todo agricultor deve conhecer e seguir as legislações ambientais vigentes. Dentre elas o Decreto 4.074 de janeiro/2002 que Regulamenta a Lei 7.802 de julho /1989 que trata entre outras coisas, também da destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos. A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, tendo como Missão “Conhecimento, tecnologia e Extensão para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente em benefício da sociedade”, apoiou nos dias 24 e 25 de julho, juntamente com o Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Emblagens Vazias, a campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Urupema, importante ação realizada pela Prefeitura Municipal de Urupema, visando auxiliar os agricultores do município no cumprimento da legislação anteriormente mencionada.
Na segunda-feira, dia 24/07, uma equipe itinerante composta por funcionários da prefeitura, da Epagri e do Inpev esteve nas sedes das comunidades do Marmeleiro, do Cedrinho e do Cedro, importantes polos agrícolas do município, com caminhão recebendo dos agricultores as embalagens vazias de agrotóxicos.
No dia seguinte, 25/07, terça-feira, essa mesma equipe esteve atendendo os agricultores da comunidade da Bossoroca e também das proximidades da sede do município.
Ao final da campanha, contabilizados os números obitidos chegou-se ao número de mais de 60 agricultores atendidos e aproximadamente 3 toneladas de embalagens vazias coletadas.