sicred
Unifique

[dropcap]I[/dropcap]nteressados em conhecer as vinícolas de São Joaquim e região têm mais dois fins de semana para aproveitar a 6ª Vindima de Altitude, que coincide com a colheita da uva e o início da produção da nova safra de vinhos e espumantes em Santa Catarina. Até  31 de março as vinícolas oferecem aos visitantes opções de passeios, degustações, piqueniques, almoços e jantares harmonizados. A previsão dos vitivinicultores é de colher 1 milhão de quilos de uva e produzir 1,2 milhão de garrafas, numa das melhores safras dos últimos anos no Estado.

O ano de 2019 marca o 20º aniversário do plantio das primeiras parreiras nos municípios da Serra e Meio-Oeste catarinense. Nem todas as vinícolas estão produzindo vinhos e espumantes, mas as que já atingiram este estágio colocam seus produtos nos principais centros consumidores do país. “Praticamente todas as vinícolas já receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus vinhos”, diz o coordenador da Vindima, Acari Amorim.

A 6ª Vindima também ajuda a movimentar a economia da região, que dispõe de muitas pousadas, hotéis e restaurantes e oferece comida típica, produtos artesanais e itens como carne frescal, queijo, mel e a melhor maçã brasileira. A própria paisagem da Serra é um atrativo especial, pelos campos, araucárias, cachoeiras e, para quem for pelo Sul, a estrada da Serra do Rio do Rastro, uma das mais bonitas do Brasil.

“Este é um momento muito feliz para nós porque é quando aparece o resultado do ano inteiro de trabalho”, afirma Acari Amorim. Hoje, o segmento gera em torno de dois mil empregos diretos em São Joaquim e municípios vizinhos. Além de tornar o negócio rentável, os produtores pensam no crescimento econômico da Serra, que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano de Santa Catarina. “Temos a gastronomia, a paisagem única e um povo receptivo, e precisamos utilizar o turismo para gerar empregos e renda na região”, ressalta Amorim.

A Vindima deste ano envolve as vinícolas D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo, Pericó, Zanella Back (todas de São Joaquim), Abreu Garcia (Campo Belo do Sul), Serra do Sol (Urubici) e Thera (Bom Retiro).

A 6ª Vindima é organizada pela Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Zabot, Engie, Lamar Super Center e Oxford, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Governo de Santa Catarina, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, e viabilizada pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Mais informações sobre a Vindima 2019 e as vinícolas podem ser obtidas no site www.vindimadealtitude.com.br.

Fotos: Divulgação Vindima 2019