As camisetas azuis dos jovens católicos tomaram conta da cidade de São Joaquim. Eram os 25 missionários salesianos que visitaram as famílias, comércios e casas durante a última semana. Ao todo, foram 651 visitas com bênção da água e consagração à Nossa Senhora realizadas nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santa Paulina e na Matriz da Paróquia São Joaquim. O Projeto Missionário Juvenil (PMJ) foi realizado entre os dias 14 e 20 de janeiro.
Além de São Joaquim, outros três projetos de missão foram realizados simultaneamente. Com outros jovens nas cidades de Pouso Redondo, também em Santa Catarina, e em Missal, no Paraná. Já os adultos ligados à paróquias salesianas tiveram como campo de missão a cidade de Ponta Grossa, também no Paraná. Na soma, foram mais de 2 mil visitas realizadas nas diferentes frentes de missão.
Em São Joaquim, os jovens também participaram de momentos de oração, missa, terço luminoso, adoração ao Santíssimo Sacramento, encontro com os jovens da paróquia e o oratório. O oratório é uma iniciativa de Dom Bosco, santo fundador dos Salesianos, que consiste em atividades educativas e recreativas para as crianças, adolescentes e jovens. Nesse oratório também se fala de Deus e se evangeliza com palavras e ações.
“É uma experiência de aprendizado e partilha, mas especialmente de poder viver aquilo que Dom Bosco começou ao trazer as crianças para perto, falando um pouco de deus e tendo uma boa vivência com as brincadeiras”, contou a missionária vinda de Bagé, Jéssica Soares. O Padre Inspetor, Ademir Ricardo Cwendrych, destaca que o trabalho de missões no Sul do Brasil já tem mais de 50 anos. “Para nós é um alegria poder contar com os leigos nesse serviço de cooperação”. Por fim, o jovem Henrique Telles, também de Bagé, destacou a vivência de realidades diferentes da sua: “tem sido uma experiência de conhecer comunidades que sofrem com o tráfico, com a violência, que não tiveram as mesmas facilidades na vida como eu tenho”.
Os jovens salesianos vieram de diferentes cidades com presença dos salesianos no estado do Rio Grande do Sul. São ligados ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé, Faculdade Dom Bosco, em Porto Alegre, Colégio Dom Bosco, em Santa Rosa, e da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Colégio Leão XIII, em Rio Grande.