10/12/2025 09h51 ⟳ Atualizada em 10/12/2025 às 09h51

Foi em clima de acolhimento e espiritualidade que Monsenhor Gilson Meurer realizou, nesta semana, sua primeira visita a Lages já na condição de Bispo nomeado pelo Papa Francisco. Com uma cuia de chimarrão nas mãos — gesto típico da cultura regional — o religioso, que passará a ser chamado de Dom Gilson, foi recepcionado pelo atual bispo, Dom Guilherme, além de padres e diversas lideranças religiosas da Diocese.
A visita marca o início de sua aproximação com a comunidade que irá pastorear oficialmente a partir de sua instalação canônica. A cerimônia está marcada para a manhã do sábado, 27 de dezembro, quando ocorrerá uma celebração eucarística solene que oficializará a posse do novo bispo.
Com a elevação ao grau episcopal, Monsenhor Gilson recebe o título de “Dom”, pronome de tratamento destinado aos bispos. Embora o título de monsenhor também seja concedido pelo Papa, trata-se de uma distinção honorífica pelos serviços prestados à Igreja, não configurando um grau sacramental. Já o episcopado representa uma posição superior na hierarquia eclesial, conferindo ao sacerdote a plenitude do Sacramento da Ordem.
Assim, após a nomeação pontifícia — já realizada — e com a posse prevista para o último sábado deste mês de dezembro, Dom Gilson Meurer passa oficialmente a integrar o corpo episcopal, assumindo a missão de conduzir a Diocese de Lages.