No dia 4 de outubro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizará uma audiência pública para que a população de São Joaquim possa debater os impactos da implantação de uma floresta de pinus pela empresa Klabin S/A em uma área considerada fundamental para o turismo. O evento acontecerá no fórum, às 10 horas.
Um inquérito civil instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca aponta que o investimento acabaria com o acesso a um local muito utilizado para registros fotográficos. A área fica a três quilômetros do Centro e dá uma ampla visão ao chamado “Vale do Caminhos da Neve”, recebendo um grande número de visitantes, especialmente nas épocas de frio intenso, quando a paisagem é coberta por neve e geada.
A Promotora de Justiça Daianny Cristine Silva Azevedo Pereira entende que o tema precisa ser amplamente debatido. “Esse assunto interessa diretamente aos moradores de São Joaquim, pois envolve vários aspectos que impactam diretamente o município e, consequentemente, a vida de cada um, por isso a participação é tão importante”, diz.
A audiência pública será aberta à comunidade e terá a participação de políticos, executivos da Klabin S/A, representantes de entidades classistas, policiais ambientais e membros do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Todos terão a oportunidade de manifestar suas opiniões.
Serviço
O que: Audiência pública para debater impactos da implantação de floresta de pinus em área considerada fundamental para o turismo
Quando: Dia 4 de outubro de 2023, às 10h
Onde: Fórum de São Joaquim
Foto: Plantio de pinus tiraria a visão de áreas como essa
Crédito: Wagner Urbano
INQUÉRITO CIVIL N. 06/2023.00001710-0