O jornalista do NotiSerrasc, Wagner Urbano (MTB – 5744/SC), vem por meio desta nota manifestar repúdio a um pré-candidato a prefeito da cidade de São Joaquim, que proferiu ameaças, injúrias e difamações em resposta a comentários jornalísticos. Vale ressaltar que, em momento algum, o nome do pré-candidato foi mencionado. A situação se originou de uma conversa via aplicativo de mensagens, onde o jornalista emitiu uma opinião sobre fatos ocorridos na cidade, como prisões de criminosos, não havendo nenhuma ligação com o pré-candidato.
O pré-candidato, equivocadamente e em tom de desespero, tomou o comentário como pessoal, gerando uma situação desproporcional, comparável a uma “bola de neve” – referência a uma operação policial de grande porte realizada em São Joaquim há cerca de 12 anos, envolvendo o GAECO, MPSC, e as polícias civil e militar.
Além de ameaçar o jornalista, o pré-candidato fez comentários depreciativos sobre um familiar do jornalista, que já não está mais entre nós e, portanto, não pode se defender. Ainda em trechos da conversa verberou, “Espere que você vai ganhar o que merece” ameaçando a integridade física e intelectual do profissional. Além disso, áudios foram enviados também com ameaças, sendo esse apagados pelo pré-candidato, mas salvos pelo jornalista que registrou um boletim de ocorrência sobre o fato.
Recordamos que, conforme o Artigo 5º da Constituição, é livre a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
O portal NotiSerrasc segue rigorosamente o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O Artigo 1º desse código destaca o direito fundamental do cidadão à informação, abrangendo o direito de informar, ser informado e ter acesso à informação. Em nenhuma hipótese, o acesso a informações de relevante interesse público pode ser impedido. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a ética jornalística e a liberdade de expressão, condenando qualquer tentativa de intimidação ou difamação contra nossos profissionais.
Wagner Urbano
Jornalista