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[dropcap]O[/dropcap] Departamento Estadual De Infraestrutura (Deinfra) tem um novo responsável pela Superintendência Regional Sul. Gustavo Talfembach vem da iniciativa privada e assume um novo desafio na função pública. O superintendente fala da nova oportunidade. “Surgiu a oportunidade de ingressar no Deinfra no início do ano. Vi que eu como engenheiro civil seria uma oportunidade excelente para assumir essa pasta. A vida púbica já me chamava atenção por poder trabalhar para a população, então acabei assumindo com boas perspectivas”, disse.

Gustavo também destacou que a transição do comando da Superintendência Regional Sul está sendo satisfatória. “Já andei aproximadamente 70% de toda a nossa malha rodoviária, conhecendo as necessidades e anseios. No primeiro momento priorizamos pontos mais importantes que preocupam o governo e o secretário Carlos Hassler. O Deinfra ainda pode ser muito útil para todo o sul catarinense”, explica.

O superintendente Gustavo falou de pontos críticos e que precisam de atenção na região de Lauro Müller e Orleans. Confira os trajetos destacados:

SC-390 que liga o Centro de Lauro Müller até o distrito de Guatá

Esse trecho está com muitos buracos e prejudica o deslocamento dos moradores de Lauro Müller, além de afetar negativamente o turismo na Serra do Rio do Rastro. O superintendente falou que conhece as dificuldades dessa rota. “Tenho conhecimento desse trecho, das rotas de acesso à Serra do Rio do Rastro e é uma grande preocupação”, fala.

Gustavo ainda comparou esse trecho com a SC-390 que liga Orleans e Lauro Müller antes da revitalização. “Entre Orleans e Lauro Müller já houve esses reparos num percurso de 14 quilômetros. Entre Lauro Müller e Guatá é um trecho que já vem mostrando muitas manifestações e que tem o mesmo aspecto do trecho entre Lauro Müller e Orleans antes da revitalização”.

Sem nenhuma solicitação tramitando na Secretaria de Infraestrutura para a reparação do trecho da SC-390 que liga Lauro Müller até Guatá, o superintendente promete conversar com o Secretário Carlos Hassler para dar uma solução ao problema. “Não tem nenhum processo hoje na Secretaria, uma vez que a obra entre Lauro Müller e Orleans foi da Secretaria de Infraestrutura, tanto a revitalização quanto a execução. Em relação ao trecho Lauro Müller e Guatá não tem nenhum projeto na Secretaria que possa dar tramitação. Como a Serra do Rio do Rastro é uma grande preocupação do secretário, estarei em reunião com ele no final do mês e tenho certeza que ele levantará pontos sobre o trecho, então consequentemente isso estará na pauta”, comenta Talfembach.

Divulgação/4oito/Erik Behenck

Rodovias SC-390 e SC-108 devem receber a manutenção de roçados

Gustavo ressalta que enquanto não há verba para a manutenção asfáltica, o Deinfra fará a limpeza de vegetações nas rodovias SC-390 e SC-108. “Pude perceber nesses contratos que a questão de roçada ainda tem algum saldo de serviço. Estarei fazendo as análises de demanda da região, mas os pontos que tangem o pé da Serra, onde fica o quilômetro 410 até o ponto do Guatá, percebemos que a vegetação está adentrando na rodovia, então vamos estar dando uma prioridade maior a esse trecho. Nos próximos dias estaremos fazendo o serviço de manutenção nessa rodovia”, explica o superintendente.

 

Construção da contenção de encostas da Serra do Rio do Rastro

No dia 12 de outubro de 2018 a Secretaria Nacional de Defesa Civil liberou recursos para obras de melhorias e de contenção de encostas na SC-390, no trecho da Serra do Rio do Rastro. O valor liberado é de aproximadamente R$ 20 milhões. As obras de contenção se fizeram necessárias após deslizamentos e uma enxurrada que alagou as vias em janeiro. Com os deslizamentos a Serra ficou interditada por alguns períodos pela Defesa Civil.

“No pavimento em que se dá a trafegabilidade já houve manutenções durante a minha gestão. Já foi feita uma boa parte da desobstrução das sarjetas, feita boa parte da limpeza dos bueiros, finalizamos as barreiras de concreto” explica Talfembach.

O superintendente ainda destaca a importância da manutenção da Serra do Rio do Rastro para a região. “Estaremos fazendo um plano de manutenção da Serra, uma vez que não se trata de uma rodovia comum, é uma rodovia que merece uma recuperação pelos pontos turísticos e ligação com o planalto. Tem que inspirar toda a atenção já que é um dos principais cartões postais, para fazer que tenha condição de uso e que não aconteça cenas de enxurradas como aconteceu no começo do ano. Vamos dar a devida manutenção para cuidar das nossas rodovias, e a Serra do Rio do Rastro é o principal foco”, esclarece.

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