sicred
Unifique


Toda vez que sou apresentada a alguém e chega a parte de dizer qual é a minha profissão, vem um sonoro: O quê? Como assim?
A terapia holística é algo novo e muito antigo ao mesmo tempo. Nas primeiras formas de medicina, e aqui me refiro aos povos originários, a doença não era só coisa do corpo físico, haviam doenças que vinham da raiva (fígado), magoas (pneumonia), excesso de pensamento (dor de cabeça) e por ai vai…
A terapia holística recorda esses saberes na nova era moderna, tendo como base de trabalho todos os aspectos do ser: Físico, mental, emocional e espiritual, para então trazer luz as causas que estão te adoecendo. Apenas gostaria de ressaltar, dois pontos: O primeiro, terapeuta holístico não opera milagres, ele te dá base para que a sua cura chegue mais rápido e de maneira mais consciente e menos penosa. O segundo ponto, é que ainda não há um órgão regulador para dizer qual profissional é apto a exercer tal tipo trabalho, apesar de Terapeuta Holístico já ser reconhecido pelo governo como profissão. Por isso lhe aconselho a procurar profissionais que te ofereça um bom suporte, que possua mais de uma técnica ou tenha conhecimento em outras áreas da saúde convencional.
Hoje na terapia holística temos disponíveis métodos como: Reiki, acupuntura, cromoterapia, thetahealing, radiestesia, constelação familiar, cristaloterapia, auriculocumpuntura, florais e por ai vai… As técnicas são inúmeras, cada uma sendo mais efetiva em determinadas áreas do ser humano, como as citadas mias a cima, podendo ser usadas como relaxamento, desbloqueios de traumas, auxiliador de processos de cura de doenças físicas, emocionais e mentais, e também como ferramenta de despertar espiritual para aqueles que ainda não encontraram uma forma de conexão com o divino por não se encaixar aos credos religiosos.
Para finalizar ficam mais dois adendos, muito importantes: Terapia Holística não é veiculada a nenhuma religião, apesar de tratar também dos aspectos espirituais do ser. Tudo é energia, tudo é divino e vindo da mesma potencia criadora, as religiões são formas que cada um de nós encontra para expressar o seu contato com esta potencia. Não cabe ao terapeuta o julgamento ou imposição de alguma visão religiosa.
O segundo ponto, é que fica restritamente proibido ao terapeuta holístico a indicação de abando de medicamentos ou tratamentos efetuados na medicina convencional. A terapia holística não vem como substituta e sim como um complemento a atual medicina, em um mundo perfeito ainda andaremos juntas, uma cura complementando a outra, corpo e alma, energia e matéria, e assim será! Eu acredito.
Fica aqui minha alegria em compartilhar o que sei e trazer luz às questões desse mundo de vibração, energia, espiritualidade, com esta cidade que tão bem me acolheu, abraços e até a próxima!