sicred
Unifique

Tive a honra de passar pela 10ª VINDIMA de Altitude de Santa Catarina. Meus olhos viram uma festividade da altura dos nossos vinhos finos de altitude.

Talvez se o vinho fosse comparado com música, tenho certeza que seria uma orquestra, com a melhor sinfonia regidas por ótimos maestros.

O maior líder que conhecemos, Jesus Cristo, no ato miraculoso, transformou água em vinho para demonstrar a metáfora representativa de abundância, riqueza e felicidade.

Pois bem, a receptividade na 10 VINDIMA já começou com olhar lúcido do que eu esperava. Local decorado nos mínimos detalhes, que deixaria “Dionísio” Deus do Vinho na mitologia grega de queixo caído.

Entre todo arcabouço arquitetônico alocado no pavilhão da maçã para a realização da 10 VINDIMA, vi preços acessíveis para degustação, “ stand” das vinícolas bem distribuídos territorialmente, atendimento fino, pessoal bem treinado, educado, músicas de qualidade e muita cultura.

O setor move em sistema híbrido a economia, cultura e turismo, impulsionado para frente nossa terra abençoada. Nossas vinícolas, verdadeiras babilônias, são rotas obrigatórias aos turistas, que voltam para cidades de origem deslumbrados com a beleza de magníficas construções e todo conteúdo que oferecem.

Esse “banho” cultural, está diametralmente associado nos 300 hectares de plantação das uvas, distribuídos nos 29 municípios que estão inseridos na Indicação Geográfica (IG).

Evento glorioso, que lisonjeou São Joaquim com visitas de apreciadores de vários lugares do Brasil. Temos agora o dever de olhar com agradecimento aos empreendedores que escolheram nossa terra para gerar empregos e cultivar os melhores vinhos finos de altitude do mundo.

Sendo assim, um vinho, com uma ótima gastronomia, me faz refletir que devemos analisar agora para a enogastronomia, arte de harmonizar vinho e refeições para o bom e fino paladar.

Enfim, parabenizo todos os envolvidos no espetáculo que vi, e vocês produtores de vinhos, aguerridos empreendedores, demonstraram o amor a São Joaquim

Por Domingos Martorano