13/10/2025 16h53 ⟳ Atualizada em 13/10/2025 às 16h53
Olá, eu sou a Dra Barbara Letícia, enfermeira e doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, e hoje vou compartilhar contigo uma dúvida frequente em consultório: minha pele é oleosa, sofro com cravos e acnes, já usei de tudo, como resolver esse problema?
A pele humana, principalmente do rosto, é a que mais está em exposição – diferente das demais áreas do corpo. Ela sofre com a luz constante, radiação, fontes de calor e frio, vento quente e frio, contato com superfícies como as nossas mãos (que carregam um monte de microrganismos), toalhas, forros de cama, capa de almofada de sofá… Além disso, a pele do rosto é a mais fininha de todo o nosso corpo, estando em contato direto com músculos da face, gordura e glândulas – ou seja, ela sofre com a movimentação dos músculos e responde rapidamente a ação da circulação periférica e glândulas sudoríparas.
A pele oleosa é um estado em que há muita produção de sebo ou ainda, uma resposta ao que tem sido aplicado sobre a pele e não removido adequadamente. Por isso, você não tem pele oleosa, você está com a pele oleosa.
Seguem algumas dicas que podem te ajudar a descobrir a causa da sua pele estar oleosa:
1.Você não usa um sabonete específico para rosto para fazer a higiene da pele
2.Você lava o rosto com água muito quente
3.Você utiliza cremes hidratantes que são densos e oleosos
4.Você não usa protetor solar
5.Toma pouca água e tem alimentação rica em gordura
6.Não pratica atividade física regular/diária
Se você se identificou com três das seis alternativas acima, a sua pele não é oleosa, ela está! E aqui fica a dica: o primeiro passo para reverter isso é fazendo o contrário, a começar pela higiene do rosto, pela manhã e antes de dormir, com o uso de um sabonete facial.
Gostou desta Pílula de Conhecimento? Tem alguma dúvida que gostaria de ver a resposta na próxima edição? Entre em contato comigo: 48.9.91592984 ou pelo Instagram @drabarbaraleticia
Até a próxima!