sicred
Unifique
Calor no sul – Foto Wagner Urbano

Uma intensa onda de calor está influenciando a região Sul do Brasil nos próximos dias, elevando as temperaturas a níveis escaldantes. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, as características têm origem na Argentina e no Paraguai, afetando especialmente o oeste da região Sul.

No Rio Grande do Sul, as áreas mais atingidas incluem o extremo sul, oeste, sudoeste, noroeste e a região metropolitana de Porto Alegre, onde as tarifas podem chegar aos 40°C. Em Santa Catarina, as máximas devem variar entre 35°C e 38°C no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, podendo atingir os 40°C na fronteira com a Argentina. No Paraná, o cenário é semelhante, com temperaturas de 38°C a 40°C no oeste, sudoeste, noroeste e norte do estado.

Apesar do calor intenso, há possibilidade de temporais isolados, típicos do verão, especialmente à tarde e à noite, devido à combinação entre calor e umidade. No entanto, a previsão indica que os próximos dias serão predominantemente úmidos e secos, tornando este um dos carnavais mais quentes e resultados dos últimos anos.

“Dos últimos 15 carnavais, essa sem dúvida é o mais aproveitável de todos. Os outros sempre tiveram alguma frente fria ou instabilidade. Neste ano, o calor predominante e qualquer pancada de chuva será isolada e passageira”, destacou Scheuer.

A recomendação é para que a população tome cuidados redobrados com a exposição ao sol, se hidrate rapidamente e evite atividades físicas em horários de pico de calor.

Texto: Wagner Urbano – Jornalista NotiserraSC