A Região Sul do Brasil enfrenta a primeira grande onda de calor de 2025, com recordes de temperatura registrados nos últimos dias. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná estão sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), que classifica a situação como de “grande perigo” devido aos riscos à saúde.
De acordo com o InMet, “as temperaturas máximas estão elevadas em grande parte do país, uma característica típica do verão”. No entanto, o fenômeno tem se intensificado, provocando temperaturas até 5°C acima da média por períodos superiores a cinco dias consecutivos.
Um dos casos mais surpreendentes ocorre em São Joaquim, município serrano de Santa Catarina conhecido por ser um dos mais frios do Brasil. Tradicionalmente, janeiro é o mês mais quente na cidade, com temperaturas médias máximas de 23°C e mínimas de 12°C. Em 2025, entretanto, os termômetros ultrapassaram a marca dos 30°C, um fato incomum para a região de altitude elevada.
O alerta de onda de calor, classificado com grau de severidade “extremo”, teve início às 11h do dia 11 de fevereiro de 2025, segundo o InMet. Especialistas alertam para os riscos à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. A recomendação é evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado e buscar locais frescos sempre que possível.
A onda de calor extrema reforça os impactos das mudanças climáticas e acende o alerta para adaptações necessárias frente a eventos climáticos cada vez mais intensos e frequentes.