Em São Joaquim, o capitel dedicado à Menina Custódia, local de devoção e tradição na cidade, tem sofrido constantes atos de vandalismo. De acordo com o pároco, Padre Thiago Tomas, a situação é grave e vem causando tristeza e preocupação entre os fiéis. “Eles quebraram um muro, fizeram fogo dentro do salão, danificaram banheiros, roubaram o contador de luz e encheram o local de lixo. Praticamente destruíram toda a estrutura da venda de bolos e outras coisas que usamos nas festividades,” relatou o padre.
Os danos se estendem à estrutura geral do capitel, que constantemente precisa de reparos. “As tábuas do moquem são arrancadas, e o portão nunca está no lugar, pois é sempre arrombado,” acrescentou Padre Thiago. Diante dessa situação, a comunidade local se mobilizou para restaurar o capitel e revitalizar o espaço.
Em reunião com o conselho da paróquia, decidiu-se por uma reforma no local, com o intuito de revitalizar o espaço e torná-lo mais seguro. Segundo o padre, a comunidade será convocada para contribuir com o projeto. “Precisamos dar uma nova vida para aquele espaço. Faz muitos anos que está praticamente abandonado, e a comunidade tem uma fé muito grande na Menina Custódia,” ressaltou.
Uma festa beneficente foi marcada para o dia 15 de dezembro com o objetivo de arrecadar fundos para a obra, que já começa na próxima semana.