A Operação Tolerância Zero, realizada pela Prefeitura de São Joaquim, entrou em seu segundo dia nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, intensificando as abordagens a pessoas em situação de rua. A ação conta com a participação das equipes da Assistência Social, CREAS, Secretaria da Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil e o grupo de segurança Delta.
Durante as abordagens, os moradores em situação de vulnerabilidade estão sendo encaminhados para acolhimento, onde recebem alimentação, cuidados básicos e passam por um processo de cadastro e identificação. A partir desse levantamento, são definidos os próximos passos para cada caso: alguns serão encaminhados para suas cidades de origem, outros serão direcionados para internação em clínicas e há ainda aqueles que solicitaram empregos, sendo orientados para a obtenção de documentos necessários.
Além disso, a equipe de saúde está presente, realizando atendimentos médicos e fornecendo medicação para aqueles que necessitam.
A Prefeitura reforça que a operação seguirá de forma intensificada nos próximos dias, garantindo que todas as pessoas abordadas tenham acesso a dignidade e a devida assistência para uma nova oportunidade de vida.
Texto e fotos: Wagner Urbano