sicred
Unifique

A Polícia Civil de Santa Catarina, em atenção aos 211 anos da instituição, promoveu a entrega de homenagens a diversos policiais no estado.

Em São Joaquim, foram entregues certificados a dois agentes policiais, Vital pelos 10 anos de serviços e Zolton Matos por 40 anos de serviços devotados à PCSC.

A solenidade aconteceu na delegacia regional de São Joaquim, onde com muita emoção os nobres agentes receberam as condecorações, mostrando o afinco ao trabalho prestado a comunidade.

Ação beneficente

Ainda nas comemorações alusivas aos 211 anos de instituição, a Polícia Civil entregou alimentos não perecíveis para instituições de São Joaquim, onde reverteram para pessoas carentes do município.

A entrega foi realizada para o Clube da Lady, eximia associação que sempre contribui na sociedade joaquinense. A Polícia Civil agradece a todos que de uma forma ou outra ajudaram na ação.

 

Um pouco da história da PCSC

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina foi instituída na data de 29 de julho de 1812 que coincide com a nomeação do desembargador Francisco Lourenço de Almeida (1771-1853) para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. É instituição permanente, destinada ao exercício das funções de Polícia Judiciária, com competência estabelecida na Constituição Federal, art. 144, § 4º e na Constituição Estadual, art. 106.

Possui como atribuições constitucionais: exercer as atividades de polícia judiciária e apurar as infrações penais no âmbito do território estadual, na forma da legislação em vigor; Reprimir as infrações penais; Promover as perícias criminais e médico-legais necessárias, requisitando-as aos órgãos competentes; Proteger pessoas e bens e os direitos e garantias individuais; Manter serviço diuturno de atendimento aos cidadãos; Custodiar provisoriamente pessoas presas, nos limites de sua competência; Participar dos Sistemas Nacionais de Identificação Criminal, de Armas e Explosivos, de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, informação e Inteligência, e de outros, no âmbito da Segurança Pública; e a fiscalização de jogos e diversões públicas.