sicred
Unifique

No sábado, 5, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), identificou a supressão ilegal de mata nativa em duas ocorrências distintas na localidade Rondinha, interior do município de São Joaquim. As áreas somam aproximadamente três hectares de desmatamento, incluindo árvores de Pinheiro brasileiro e xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana), ambas espécies ameaçadas de extinção, além de outras espécies nativas da flora local.

Durante patrulhamento ambiental, os policiais militares localizaram duas áreas de desmatamento em propriedades rurais próximas uma da outra. A primeira área, de aproximadamente 2,01 hectares, foi desmatada com o uso de máquinas pesadas (trator de esteira). A supressão foi realizada em duas partes, uma de 0,95 hectare e outra de 1,06 hectares. Cerca de 205 toras de Pinheiro brasileiro, totalizando aproximadamente 115 m³ de madeira, foram apreendidas.

Na sequência, a guarnição constatou outro desmatamento ilegal de cerca de um hectare, ocorrido a aproximadamente mil metros da primeira ocorrência. Nessa área, a supressão também foi realizada com o uso de máquinas pesadas e resultou na destruição de parte da vegetação nativa. Grande parte da vegetação foi encontrada enleirada nas bordas da área, e um pequeno curso d’água foi desviado.

Diante das evidências, os responsáveis por ambos os desmatamentos serão responsabilizados administrativamente e criminalmente, conforme a legislação ambiental vigente.