sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
27/11/2025 08h18 ⟳ Atualizada em 27/11/2025 às 08h18
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista

As condições típicas de verão começam a ganhar força nos próximos dias em boa parte do país. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a sequência desta quarta até o fim de semana será marcada por mínimas e máximas elevadas, sol predominante e clima mais abafado — cenário que já sinaliza a chegada do verão climatológico no Hemisfério Sul.

No centro-leste da Região Sul, incluindo o litoral de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a circulação de umidade vinda do Oceano Atlântico mantém o céu com variação de nuvens, períodos de chuvisco ou garoa e sensação térmica mais amena. Os ventos frios e úmidos que sopram do mar ajudam a reforçar essa nebulosidade.

Ainda assim, o sol aparece em períodos prolongados, elevando as temperaturas para a casa dos 25°C a 28°C, podendo chegar a 30°C a partir de quinta-feira.

Já no oeste do Sul do Brasil, além do Sudeste e Centro-Oeste, o cenário é de tempo firme, seco e com muito calor, com temperaturas frequentemente próximas ou acima dos 30°C até domingo. Nessas regiões, a predominância será de sol e baixa probabilidade de chuva.

Apesar do período mais estável, Scheuer destaca que temporais isolados podem ocorrer em alguns momentos. Na sexta-feira, a aproximação de uma baixa pressão no oceano aumenta o risco de instabilidades principalmente no centro-leste. Já no domingo, a possibilidade de temporais cresce primeiro no Rio Grande do Sul pela manhã, avançando para outras áreas ao longo da tarde e noite.

A imagem de satélite desta quarta-feira confirma o padrão: mais nuvens no centro-leste, enquanto o oeste e regiões do Sudeste e Centro-Oeste apresentam tempo aberto.

A tendência segue até o fim de semana, com chuvas passageiras, mal distribuídas e rápidas nas áreas mais próximas ao litoral, enquanto o interior do país permanece sob domínio do sol e calor típicos desta época do ano.

Previsão do tempo com o meteorologista Piter Scheuer.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.