sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
15/10/2025 08h38 ⟳ Atualizada em 15/10/2025 às 08h38
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, uma massa de ar seco segue predominando sobre o Sul do Brasil, garantindo uma quarta-feira (15) de tempo firme em praticamente todas as regiões. O sol aparece com força, há poucas variações de nuvens e as temperaturas sobem rapidamente, especialmente no Oeste, onde os termômetros podem atingir 32°C a 33°C.

Já em áreas como o Planalto Norte, Médio e Alto Vale, Litoral Norte, Serra Catarinense, além de partes do Meio-Oeste e do centro-leste do Paraná, o vento que sopra do quadrante leste a nordeste traz umidade do oceano, formando maior cobertura de nuvens. Nessas regiões, pode ocorrer garoa isolada entre a madrugada e o início da manhã, mas o sol volta a predominar ao longo do dia.

Imagens de satélite mostram que o setor leste ainda apresenta nebulosidade, enquanto as demais áreas registram céu limpo e tempo firme.

A partir desta quinta-feira (16), o tempo muda gradualmente. A formação de uma baixa pressão atmosférica sobre o Sul deve organizar instabilidades e provocar chuvas inicialmente no Rio Grande do Sul, avançando aos poucos para o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, Serra, Sul do Estado e Sudoeste do Paraná.

Essas precipitações, no entanto, devem ocorrer de forma irregular — enquanto em alguns pontos há chuva intensa e temporais, em outros o tempo pode permanecer seco e estável.

Entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), a instabilidade ganha força, com previsão de chuvas mais abrangentes, trovoadas e risco de temporais, especialmente no Oeste catarinense, onde há possibilidade de granizo, ventania e volumes elevados de chuva.

No litoral, os ventos tendem a soprar com mais intensidade, principalmente no sábado. A partir da tarde e noite de sábado, o tempo começa a melhorar gradualmente, e o domingo (19) será de tempo firme e temperaturas mais amenas.

A chegada do ar frio pode inclusive provocar formação de geada nas áreas mais altas da Serra Catarinense, marcando mais uma vez o contraste típico da primavera no Sul do Brasil — calor intenso em um dia, e friozinho logo em seguida.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.