sicred
Unifique

O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, em São Joaquim (SC), emitiu um alerta nas redes sociais sobre a chegada da primeira grande massa de ar polar de 2025, prevista para atingir o Brasil entre os dias 27 e 29 de maio. Segundo ele, o fenômeno trará uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do país, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“Está se desenhando uma grande massa polar entrando aqui no país”, afirmou Coutinho. O objetivo do aviso antecipado, segundo ele, é alertar especialmente os produtores rurais do Centro-Oeste para que possam se preparar e evitar prejuízos, principalmente com a possibilidade de choque térmico em animais, o que pode levar à mortalidade.

Nos próximos dias, até o dia 27, as temperaturas devem permanecer acima da média em regiões como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No entanto, a chegada da frente fria promete uma virada brusca no tempo, com forte queda nas temperaturas.

De acordo com as projeções do Climaterra:

  • Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas bem abaixo de zero em diversas cidades;
  • Florianópolis pode atingir marcas abaixo de 5°C;
  • Criciúma deve registrar entre 0°C e 3°C;
  • Curitiba (PR) poderá ter temperaturas negativas;
  • Há possibilidade de geada já na região metropolitana de Porto Alegre;
  • O frio também deve se espalhar pelo interior do Sudeste, provocando temperaturas bastante baixas.

Coutinho reforça que os impactos devem ser significativos e que é importante acompanhar os próximos boletins meteorológicos para atualizações. “Mais tarde, o frio vai avançar. Então, muita atenção com a mudança brusca na temperatura”, concluiu.