sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
16/12/2025 17h53 ⟳ Atualizada em 16/12/2025 às 17h53

Na noite de segunda-feira, 15 de dezembro, a Escola Martinho de Haro foi palco da formatura da primeira turma do Programa Bombeiro Mirim em São Joaquim. A cerimônia marcou a conclusão das atividades desenvolvidas ao longo de 2025 com 51 crianças, sob coordenação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio do Quartel Local.

De acordo com a bombeira comunitária Namiki, responsável pela coordenação do projeto, esta foi a primeira escola a receber o programa no município. Durante a formação, os alunos tiveram acesso a conteúdo voltados à construção de valores, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, segurança contra incêndios e orientações em situações de desastres.

O programa também destacou a importância do correto acionamento dos serviços de emergência, como bombeiros, SAMU, polícia e Defesa Civil, preparando as crianças para agir com responsabilidade em diferentes situações do cotidiano, seja em casa, na escola ou em espaços públicos.

A coordenação agradeceu o apoio da comunidade escolar, em especial à professora Jussara e à diretora Juliana, pela confiança e receptividade ao projeto. Segundo o Corpo de Bombeiros, o principal objetivo do Bombeiro Mirim é formar cidadãos conscientes e colaboradores na prevenção de acidentes, valores que devem acompanhar os participantes ao longo da vida.

A expectativa é de que, em 2026, o programa seja ampliado, alcançando novas escolas e formando novas turmas de Bombeiros Mirins em São Joaquim. A corporação faz um agradecimento especial a Cooperserra, que patrocinou o programa em 2025.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.