O município de Urubici receberá, no dia 18/11, entre 8h e 17h30, ações do projeto ‘Viajando na Leitura’, que distribuirá 550 livros a oito escolas e uma biblioteca e promoverá atividades de engajamento junto a educadores, que serão instruídos para melhor aproveitamento do material no decorrer do período letivo. As instituições beneficiadas com a iniciativa serão a Biblioteca Pública Maris Nunes de Souza e as escolas Valdirene Arruda da Cunha Borguezan, Laudelino Borguezan, Bernardo Henrique Warmling, Rio Vacarianos, Otávio Costa, Águas Brancas e E.E.B Araújo Figueiredo.

O projeto, que busca democratizar o acesso aos livros, disponibiliza obras que fazem parte do acervo da Editora Evoluir e abordam temas como cidadania, meio ambiente, diversidade, alimentação saudável, promoção da saúde, valorização do território, habilidade socioemocionais e pluralidade cultural.

Educadores das escolas participantes receberão workshops em dois períodos: o primeiro, focado nos 3º, 4º e 5º anos, das 8h00 às 11h30, na sede da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, e o segundo focado no Fundamental II e Ensino Médio, das 13h30 às 17h30, nas dependências da E.E.B Araújo Figueiredo. A proposta de ambas as sessões é sensibilizar o público para a promoção da leitura e disseminar boas práticas de incentivo à leitura e escrita. Na oportunidade, os educadores participarão de atividades e vivências que dialogam com os títulos que serão entregues e farão parte do acervo público por meio da iniciativa: ‘Meditação & Criatividade’ e ‘Chefinho na Cozinha’.

Sinopses dos livros:

Chefinho na Cozinha

O menino Betinho participa de um concurso de receitas na escola para ganhar um videogame. Mas cozinhar com talento não será tarefa tão simples assim para ele conquistar seus sonhos, e esse desafio culinário irá provocar mudanças incríveis em seus hábitos e nos de sua família.

Meditação & Criatividade:

A meditação vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos no mundo ocidental. Em uma sociedade agitada como a nossa, poder criar momentos de silêncio e contato com nosso interior de maneira mais profunda é uma necessidade e, também uma sábia decisão.

Algumas escolas começaram a introduzir a ioga e a meditação em seus currículos; entendendo que essas duas atividades atuam como facilitadoras na educação e na saúde dos alunos.

Neste livro, além de conhecer um pouco sobre o que é meditar e alguns caminhos possíveis, você aprenderá como usar a meditação de maneira mais criativa, integrando-a no dia a dia, com arte e criatividade.

Existem muitas técnicas meditativas e várias são as formas de meditar. Você vai conhecer algumas e descobrir aquela ou aquelas com as quais você mais se identifica!

Junto ao livro, você recebe cartas que sugerem reflexões que podem ser complementos ou disparadores para uma atividade meditativa.

VIAJANDO NA LEITURA

Data de Formação: 18/11

Horários e Locais: 1ª turma – Das 8h00 às 11h30  às 17h, na sede da Secretaria de Educação Cultura e Desporto. 2ª turma – Das 13h30 às 17h30, nas dependências da E.E.B Araújo Figueiredo

Instituições participantes: Biblioteca Pública Maris Nunes de Souza e as escolas Valdirene Arruda da Cunha Borguezan, Laudelino Borguezan, Bernardo Henrique Warmling, Rio Vacarianos, Otávio Costa, Águas Brancas e E.E.B Araújo Figueiredo