sicred
Unifique

 

Uma operação de busca e resgate envolvendo unidades do Corpo de Bombeiros foi realizada no Rio das Contas, na localidade da Varginha, interior de Bom Jardim da Serra, próximo à divisa com o estado do Rio Grande do Sul. A operação, que teve início às 9h00min, foi conduzida pela viatura AR-130 da OBM de São Joaquim.

A missão do dia 22 de maio teve como objetivo dar continuidade à busca de um homem que caiu no rio na noite de 18 de maio. No local, as equipes de São Joaquim se uniram a militares do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) e do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima).

Pela manhã, as equipes utilizaram botes infláveis a remo e com motor de popa para mapear pontos de remanso e locais onde o corpo poderia ter parado, levando em conta a vegetação e obstáculos submersos. À tarde, os mergulhadores realizaram inspeções subaquáticas nos pontos planejados, iniciando pelo local onde o automóvel da vítima estava submerso, visível devido à redução do nível da água.

O mergulhador de São Joaquim realizou uma descida de inspeção ao redor do veículo e, em seguida, desceu novamente conectado à superfície com uma linha de segurança, deixando-se levar pela correnteza para simular o possível percurso do corpo da vítima. A operação considerou relatos de sobreviventes, que não viram mais a vítima próximo ao automóvel após o acidente.

Durante a busca, foi observado que a correnteza estava moderada e a água, extremamente fria. Após traçar um possível percurso do corpo, os mergulhadores realizaram uma busca em leque perto da margem esquerda do rio, cobrindo uma área extensa. Após 30 minutos de mergulho em profundidades variando até nove metros, em um fundo de pedras e lajes com alguns poços mas boa visibilidade, a área foi descartada.

Simultaneamente, uma equipe embarcada do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), formada por três bombeiros militares, incluindo dois mergulhadores, conduzia uma busca na superfície usando sonar, nas proximidades e após o veículo submerso, acompanhando a correnteza.

Com o entardecer e sem sucesso na localização da vítima, as equipes começaram a desmobilização e preparação para a continuação dos trabalhos no dia seguinte.

A operação continua, com esperanças renovadas de encontrar a vítima e trazer um desfecho para esta trágica ocorrência. As equipes permanecem dedicadas, trabalhando incansavelmente em condições desafiadoras para cumprir sua missão de resgate.