sicred
Unifique

Natalia Ribeiro Heineck é a Primeira Princesa e Caroline Maria de Lima a Segunda Princesa

A Festa Nacional do Pinhão retornou para o calendário. Um dos maiores eventos gastronômicos teve suas atividades iniciadas, no ano de 2022, com o tradicional concurso de escolha da Rainha e Princesas da 32ª Festa Nacional do Pinhão. A Rainha é Raíssa Freitas Wiggers, 18 anos de idade, moradora do bairro Universitário e iniciou recentemente o curso superior de Odontologia. A Primeira Princesa é  Natalia Ribeiro Heineck, 22 anos, moradora do bairro Santa Catarina e está cursando o nono semestre de Engenharia Química e a Segunda Princesa Caroline Maria de Lima26 anos, moradora do bairro Vila Mariza, cursa Educação Física e é professora de dança.

O retorno foi em grande estilo na noite dessa quinta-feira (7 de abril). O local da realização do concurso foi o Mercado Público de Lages. Um espaço que evidencia a tradição e a cultura local. Todos, entre os presentes: autoridades, candidatas, familiares, amigos, namorados, noivos, maridos e comunidade em geral, estavam ansiosos e apreensivos, pois após dois anos, devido à pandemia da Covid-19, a Festa será novamente realizada, de 10 a 19 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Já o Recanto do Pinhão, no calçadão da praça João Costa, tem abertura programada para o dia 3 de junho.

Transparência e sistema de notas do concurso

O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi prestigiaram o evento. Participaram também demais autoridades municipais. Durante o concurso os convidados mataram as saudades do que é a Festa do Pinhão com a apresentação de músicas nativistas que marcaram as Sapecadas da Canção, na ocasião interpretadas por Paulinho Guazzelli e Victor Colombo.

Neste ano participaram do concurso para Rainha da Festa do Pinhão 22 candidatas. A Fundação Cultural de Lages é a responsável pela organização do evento e preparação de todas as candidatas para o concurso.

Os jurados registraram seus votos no sistema que automaticamente fez a tabulação das candidatas que foram avançando de fases durante o concurso. O regulamento permitia o registro de notas de 7 a 10, com três casas decimais para diminuir a possibilidade de empates.

Na segunda fase, todo o sistema foi zerado, e um novo concurso com 10 candidatas se iniciou, as dez finalistas foram apresentadas por ordem alfabética. Entre os quesitos julgados estavam: beleza, simpatia, desenvoltura e comunicação.

Longo “Reinado”

A pandemia da Covid-19 interrompeu por dois anos a realização da Festa Nacional do Pinhão. Com isso, a Realeza do ano de 2019 pode ser considerada a que ficou mais tempo no “Reinado”. Se despediram Maísa Carolina (Rainha); Victória Gabriela Corrêa Coelho e Vitoria Melo (Princesas).

Homenagem a Amauri Felisberto

Falecido em 28 de novembro de 2021, Amauri Felisberto foi responsável pelo treinamento e orientação das candidatas, rainhas e princesas da maioria das edições da Festa Nacional do Pinhão. Gilberto Ronconi (FCL) lembra que o status e importância da corte da Festa atingiu um padrão alto pelo trabalho desenvolvido por Amauri.

Texto: Ari Junior / Colaboração de Fabrício Furtado

Fotos: Toninho Vieira