sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
13/11/2025 11h48 ⟳ Atualizada em 13/11/2025 às 11h48
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista
Imagem: IA/NotiserraSC

Ao longo da sexta-feira (14) e do sábado (15), a maior parte da Região Sul do Brasil deve seguir com tempo firme e predomínio de sol. No entanto, o calor intenso e o aumento da umidade favorecem o surgimento de pancadas de chuva passageiras e mal distribuídas típicas do verão, principalmente durante as tardes e noites.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, nesta quinta-feira (13) já há registro de chuva em pontos isolados do Paraná, especialmente entre o centro, norte e oeste do estado. Nas demais áreas do Sul, o tempo alterna entre sol e variação de nuvens, com possibilidade de pancadas rápidas e localizadas.

Entre sexta e sábado, a atmosfera fica mais abafada, com temperaturas que podem superar os 30°C em boa parte da região. Essa combinação de calor e alta umidade cria as condições ideais para a formação de temporais isolados, com chuva forte, trovoadas e eventual queda de granizo — fenômenos que podem ocorrer em uma cidade e não atingir localidades próximas.

Essas ocorrências devem se concentrar entre o sudoeste e centro-oeste do Paraná, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e meio-oeste e oeste de Santa Catarina. No centro-leste e sul do Rio Grande do Sul, o tempo tende a permanecer mais seco, com sol e poucas nuvens.

A mudança mais significativa deve ocorrer no domingo (16), com a chegada de uma frente fria. O sistema deve provocar chuva mais abrangente, acompanhada de trovoadas e risco de temporais localizados, além de trazer queda nas temperaturas.

Segundo Scheuer, o domingo ainda pode ter momentos de aproveitamento no nordeste da Região Sul, antes da virada definitiva do tempo.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.