sicred
Unifique

Fotos: Acervo Museu de São Joaquim 

Fonte: Livro Recordando São Joaquim – Suzana Scoss Bianchini

[dropcap]Q[/dropcap]uem deu início aos alicerces da atual Matriz foi o Padre João Casale, vigário da Paróquia, de 1918 a 1921. As pedras destinadas à grande construção foram tiradas dos morros próximos à cidade e trazidas ao local da obra, por meio de carros de bois.

A edificação ficou paralisada durante a gestão do sucessor do Padre João Casale e, somente anos mais tarde, o Padre João Batista Vieceli, ao assumir a paróquia, deu prosseguimento aos trabalhos que se achavam paralisados. Estes trabalhos só ficaram concluídos após a vinda do Padre Blévio Oselame. Consultando o livro de Tombo na casa paroquial nada encontramos sobre a criação da paróquia; no entanto deparamos com registros de batizados e casamentos administrados em 1892 por Frei Beda Koch e Frei Rogério Neuhauss, este como vigário de Lages. Outras fontes nos indicaram ter sido a paróquia de São Joaquim fundada somente no início deste século, em 1902.

O primeiro Pároco Frei Beda Koch, que assumiu em 1902, sendo, em 25 de abril de 1909, substituído pelo padre Domingos Bonavero. O sucessor do Padre Bonavero foi o Afonso Vergnan, que veio em 1916.

Em 1918 assumiu a Paróquia o padre João Casale; este sacerdote fundou também a primeira Escola paroquial, tendo como professor Hortêncio Goulart. Em 8 de maio de 1921 veio o Padre Ernesto Shutz, que no ano seguinte procedeu à construção da antiga casa paroquial. O Padre João Batista Vieceli assumiu em 1933 e ficou até 1958. Depois do Padre Vieceli vieram os padres Blévio Oselame e Otávio de Lorenzi, em 1957 e 1969, respectivamente. Estes promoveram a construção da casa das irmãs, o Colégio São José, a Casa de Formação, a nova casa Paroquial, além de outras obras e a conclusão da Matriz.

Predomina na cidade e no município a religião Católica Apostólica Romana.

As festas religiosas são de caráter tradicional, realizando-se com grande entusiasmo e devoção do povo.

O padroeiro da Paróquia São Joaquim, é festejado em 16 de agosto, havendo todos os anos missas solenes, procissão, leilões no salão paroquial e arrematação de animais, tudo em benefício das obras paroquiais.

Igreja hoje em dia - Foto: Wagner Urbano