21/08/2025 14h33 ⟳ Atualizada em 21/08/2025 às 14h33
Durante um encontro com a imprensa na manhã desta quinta-feira (21), em Joaçaba, o governador Jorginho Mello anunciou um importante avanço na integração regional de Santa Catarina: até o final de 2025, o estado passará a contar com voos regionais diários conectando o Extremo-Oeste ao Litoral catarinense.
Segundo o governador, o projeto será viabilizado por meio de uma parceria público-privada. O governo estadual será sócio de uma empresa criada especificamente para operar os voos, com sede em Joinville. “O Estado vai entrar como sócio para ajudar a estruturar essa empresa. Quando ela estiver com condições de caminhar com as próprias pernas, nós saímos da sociedade. O objetivo é fazer a roda girar e integrar ainda mais Santa Catarina”, destacou Jorginho.
Aeronaves adaptáveis e uso logístico
A frota inicial contará com quatro aeronaves de fabricação chinesa, com capacidade para 21 passageiros. Um dos diferenciais é a versatilidade dos aviões, que em apenas 20 minutos podem ser adaptados para o transporte de cargas, como medicamentos e outros insumos essenciais. A medida também visa fortalecer a logística de saúde e suprimentos em diferentes regiões do estado.
Rota diária
O trajeto anunciado terá frequência diária e contemplará as seguintes cidades: São Miguel do Oeste, Xanxerê, Joaçaba, Lages, Forquilinha e Florianópolis. A expectativa do governo é que o novo modal aéreo facilite o deslocamento entre regiões que hoje dependem quase exclusivamente do transporte rodoviário, contribuindo para o desenvolvimento econômico, turístico e logístico do estado.
Ferrovia do Oeste ao Litoral também está nos planos
Além do anúncio na área da aviação regional, o governador também revelou que está em andamento o projeto de construção de uma ferrovia ligando o Oeste ao Litoral catarinense. O empreendimento, que conta com o interesse de empresas russas e chinesas, está em fase de estudos e negociações.
“A ferrovia é outro sonho que estamos trabalhando. Não é fácil, mas estamos dialogando com investidores estrangeiros para tornar esse projeto uma realidade”, afirmou Jorginho Mello.
Com os dois projetos – aviação regional e ferrovia – o governo estadual pretende modernizar a infraestrutura de transporte, ampliar a competitividade de Santa Catarina e aproximar ainda mais suas diversas regiões.