Nesta sexta-feira, 6 de setembro, teve início uma das maiores celebrações da Serra Catarinense: a 24ª Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim. O evento, que destaca a principal atividade econômica do município e uma das mais importantes do estado, busca promover o turismo, enaltecer a agricultura local e valorizar a cultura regional.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades de destaque, como o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, e o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, que prestigiaram o evento ao lado de suas equipes. A cerimônia também trouxe um momento especial de reconhecimento a duas personalidades ilustres da cidade. O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, conhecido pelo seu relevante trabalho na previsão do tempo em todo o Brasil, e o engenheiro Neri Chiodelli, responsável por importantes obras na região, como o Parque Nacional da Maçã, foram homenageados por suas contribuições à cidade.
Após a tradicional bênção, realizada pelo Padre Thiago Tomas, as soberanas da 24ª Festa Nacional da Maçã deram início às festividades com a abertura oficial do evento.
Além de ser um marco para a fruticultura, a Festa Nacional da Maçã destaca outras riquezas da região, como os produtos com Indicação Geográfica, entre eles o mel de bracatinga, os vinhos de altitude e o queijo serrano. Ao longo dos dias de evento, o público poderá prestigiar mostras culturais, feiras e uma variada programação de shows, com atrações regionais e nacionais que prometem agitar o público.
A programação segue durante o fim de semana, com atividades para todos os gostos. No sábado, uma agenda diversificada movimenta a festa, enquanto no domingo as festividades se encerram, celebrando uma das maiores riquezas de Santa Catarina: a maçã.