São Joaquim – Democracia e Saúde. Este foi o tema da 5ª Conferência Municipal Saúde realizada nesta quinta-feira (4), no auditório da Escola de Educação Básica Martinho de Haro. No encontro foi realizado a abertura com autoridades, aprovação de regimento e palestras com a Dentista Priscila Nunes e a enfermeira Daniela Rosa.
A Conferência reúne segmentos representativos da sociedade, para debater a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. A Conferência Municipal, primeira etapa da fase preparatória para a Conferência Nacional da Saúde, é o espaço destinado a congregar entidades representativas de segmentos da sociedade para tratar dos temas preconizados para a Conferência Nacional.
Poucas pessoas da comunidade foram a conferência, que é de suma importância para o desenvolvimento da saúde no município.
Segundo a secretária municipal de saúde, Teresinha Godoy Vieira, essa conferencia traz transparência e mostra aos usuários tem a voz e a vez de falarem sobre a saúde em São Joaquim. “Sabemos que o problema da saúde é uma questão de Brasil, não é do nosso município e nem do estado, mas é nesse momento que reunimos as forças através da nossa equipe de gestão que nós vamos tentar junto ao estado e depois junto ao governo federal melhoras nas nossas condições de saúde”, destaca Teresinha.
Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde na cidade, proporcionando à população melhor qualidade de vida.
Também serve para avaliar experiências e avanços organizacionais dos conselhos de saúde, que é condição imprescindível para o aprimoramento e ajustes comuns na consolidação desta instituição mediadora entre o Estado e a Sociedade.