sicred
Unifique

A Paróquia São Joaquim recebe, entre os dias 14 e 20 de janeiro, o Projeto Missionário Juvenil (PMJ). A iniciativa da Congregação Salesiana traz para a cidade de São Joaquim 25 participantes da missão entre jovens voluntários e padres Salesianos de Dom Bosco. Serão dias de oração, visita e benção nas casas e realização de oratórios para as crianças e jovens.

Com o tema “O sonho que faz sonhar: um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”, o projeto missionário traz para a Serra Catarinense um pouco da Espiritualidade Juvenil Salesiana. O tema estampado na camiseta dos jovens lembra o primeiro sonho vocacional de São João Bosco, fundador dos Salesianos. Neste sonho, acontecido quando o santo italiano tinha ainda nove anos, ele é visitado por Jesus e Maria. Este fato marcou sua vida e sua vocação de sacerdote.

Entre a principal marca da Espiritualidade Salesiana está a prática dos oratórios, que são ações idealizadas por Dom Bosco para reunir os jovens em meio à brincadeiras, jogos e muita alegria para também evangelizar através das atitudes e do acompanhamento. Em São Joaquim, serão realizadas visitas e oratórios nas comunidades Santa Paulina (segunda e terça), Matriz (quarta) e Nossa Senhora Aparecida (quinta e sexta-feira).

Os jovens aqui em São Joaquim são, em sua maioria, vindos das escolas, faculdade e paróquias do estado do Rio Grande do Sul. Nas terras gaúchas, os salesianos estão em Bagé, Rio Grande, Santa Rosa, Porto Alegre e Viamão.

Outras missões


Os Salesianos do Sul do Brasil promovem outras três frentes de missão. Em Pouso Redondo (SC) e Missal (PR), outros jovens salesianos realizam as mesmas atividades que aqui em São Joaquim. Já em Ponta Grossa (PR), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, confiada aos salesianos, leigos adultos participam também de uma missão, o Projeto Missionário de Adultos (PMA).