A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, registrou na manhã desta quarta-feira (30) a menor temperatura do ano no Brasil: impressionantes -3,2°C, segundo dados da estação da Epagri/Ciram. O intenso frio provocou uma geada ampla, que cobriu de branco campos, pastagens e até calçadas e canteiros no centro da cidade.
As imagens registradas pelo fotógrafo Wagner Urbano mostram o cenário típico de inverno, mesmo já estando no outono. A paisagem congelada atraiu olhares e câmeras logo nas primeiras horas do dia.
Outros municípios da região também amanheceram sob temperaturas negativas ou próximas de zero. Em Painel, a mínima foi de -3,1°C (estação PWS); Urupema marcou -1,9°C; Urubici zerou com 0,0°C; Bom Jardim da Serra teve 0,4°C; Fraiburgo e Ponte Alta do Norte registraram 1,5°C; e Vargem Bonita teve mínima de 1,7°C, de acordo com dados da Climaterra.
O frio intenso reforça o potencial turístico da Serra Catarinense nesta época do ano e antecipa o clima típico dos meses de inverno, com geadas frequentes e cenários encantadores.
Fotos: Wagner Urbano