sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
11/11/2025 06h22 ⟳ Atualizada em 11/11/2025 às 06h22

São Joaquim voltou a registrar mais uma manhã gelada nesta terça-feira (11). O bairro Jardim Bandeira, localizado próximo ao centro da cidade, amanheceu com formação de geada sobre carros, gramados e vegetação, criando um cenário típico do inverno serrano.

De acordo com os dados do INMET e estações locais, as temperaturas ficaram próximas de zero grau nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Em São Joaquim, a mínima foi de 0,1°C (PMSJ/INMET). Já em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram 0,3°C (PMBJ/INMET). Outras cidades também amanheceram geladas: Urubici (2,1°C / PWS), Painel (2,1°C), Urupema (2,3°C / Epagri) e Rancho Queimado (5,5°C / INMET).

Segundo os meteorologistas, esta foi a terceira ocorrência de geada em novembro de 2025 em São Joaquim. O município integra a região conhecida como Topo da Serra Catarinense, que já soma 100 dias com geada ao longo do ano — um número expressivo mesmo para os padrões locais.

As geadas de novembro reforçam a fama de São Joaquim como uma das cidades mais frias do Brasil, onde o frio se estende muito além do inverno, surpreendendo moradores e visitantes com o charme das manhãs congelantes em pleno período de primavera.

Texto e imagens: Wagner Urbano 

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.