sicred
Unifique

Defesa Civil atualizou a situação de Santa Catarina durante a passagem do ciclone extratropical que colocou o Estado em alerta vermelho para ocorrências envolvendo chuva, ventos e ressaca entre quarta (12) e quinta-feira (13).

Segundo o órgão, a formação de um ciclone extratropical aliado ao avanço de uma frente fria reforçam as chuvas nesta quarta-feira.

Os acumulados de chuva variam entre 50 e 75 mm na maioria das regiões, podendo chegar aos 100 mm nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa.

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm em áreas de divisa com o RS – Foto: DCSC/Divulgação/NDAcumulados de chuva podem chegar a 100 mm em áreas de divisa com o RS – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Ainda durante a quarta-feira, o Grande Oeste sofrerá a ação dos fortes ventos, que se intensificam primeiro na região, seguido das áreas centrais. Entre a madrugada e no decorrer da quinta-feira, os ventos atingem também os planaltos e litoral do Estado.

Sul do Estado tem alerta vermelho para ventos intensos – Foto: DCSC/Divulgação/NDSul do Estado tem alerta vermelho para ventos intensos – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Alerta para ventos fortes

Durante o período, o vento médio sopra entre 20 e 40 km/h nas áreas em amarelo, com rajadas entre 60 e 90 km/h. Nas áreas em laranja, o vento médio pode chegar a 50 km/h e, pontualmente, as rajadas superam 100 km/h no decorrer do dia.

Ao longo da quinta-feira, o avanço de uma massa de ar frio provoca o declínio acentuado das temperaturas. Os termômetros variam entre 8°C e 11°C no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos e entre 6°C e 9°C nas áreas litorâneas, no Baixo e no Médio Vale do Itajaí.

Massa de ar frio provoca declínio de temperaturas no Estadp – Foto: DCSC/Divulgação/NDMassa de ar frio provoca declínio de temperaturas no Estadp – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Os ventos deixam a sensação térmica ainda mais baixa, provocando frio intenso no Estado. A Defesa Civil alerta para cuidados com a população mais vulnerável, animais e doenças.

No fim de quinta e durante a sexta-feira (14), o Estado ainda deve sofrer a ação do ciclone que deixa o mar grosso com condições para ressaca no Litoral Sul.

Ondas podem atingir quase 5 metros – Foto: DCSC/Divulgação/NDOndas podem atingir quase 5 metros – Foto: DCSC/Divulgação/ND

As ondas variam nas direções sul e sudeste e devem ultrapassar os 3 metros, com picos entre 3,5 metros e 4,5 metros. Na Grande Florianópolis, as ondas variam entre 2,5m e 3m. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.