[dropcap]U[/dropcap]ma das frases que sempre uso: não existe “fórmula mágica”, a única receita que funciona é: “Mexa-se, pegue seu corpo e coloque em movimento (musculação + aeróbio), junte a isso uma boa reeducação alimentar ( manter uma alimentação equilibrada em calorias, nutrientes e nos horários corretos) vá acrescentando generosamente doses de paciência, determinação e foco em seus objetivos e pronto”.
ANOTARAM AÍ? Cada vez é mais freqüente vermos pessoas que desejam resultados físicos. E isto é definitivamente excelente. Mas possui uma parte negativa também: A ansiedade pelos mesmos resultados. As vezes escuto alguma piada daquela pessoa que emagreceu ou obteve uma boa definição muscular, é muito fácil você fazer a pergunta, o que ele tomou? Mas não pode ter sido só com exercícios físicos?!
Eu costumo responder na esportiva: ele tomou “vergonha na cara”, isso mesmo, pois se existissem formulas mágicas não existiria no mundo pessoas obesas ou que estivessem insatisfeitas com seu corpo. Quem treina sério sabe do que estou falando, você só alcança o seu objetivo se tiver uma boa orientação física e uma dieta equilibrada, assim é possível chegar a sua melhor forma. Mas isso se leva algum tempo, não pense que é da noite para o dia, lembre-se quanto tempo você levou para ganhar peso, então não queira perder tudo em apenas 1 mês.
A academia é para dar estímulo ao corpo. O resto é alimentação e descanso. E é esta associação que constrói o nosso músculo. Existem outros motivos para se exercitar que vão além de ter uma barriga tanquinho. A ciência nos diz que o exercício físico pode realmente deixar para trás todo o mau humor e sentimentos negativos, fazendo com que as pessoas se sintam mais leves e cheias de energia.
Após anos de experiência na minha área, somente quando tive uma rotina de vida totalmente dedicada à mudança do corpo, pude comprovar que a única coisa que muda radicalmente nosso corpo é a disciplina! Começar e manter a disciplina não são tarefas fáceis. Mas não é impossível, basta você planejar sua rotina de vida e criar como um estilo saudável. Não quero te dizer que não pode mais comer aquele docinho ou tomar aquela cervejinha?! Apenas que você coloque em prioridade o que queres para sua vida, se é chegar na forma que tanto almeja ou continuar a sempre reclamar e não fazer nada para mudar isso.
Sabemos o quanto é corrida a nossa vida, mas reflita o dia tem 24 horas e é impossível que você não possa tirar 1hora para você pelo menos 3 x na semana. Daqui uns anos seu corpo irá te dar respostas da sua trajetória de vida. Para as pessoas que buscam emagrecimento o método é mais fácil do que para aquelas que querem definição e aumento da massa muscular, saber como funciona o processo de construção muscular (hipertrofia), os melhores métodos para se começar, métodos básicos de dieta e treinamento são passos iniciais para se ter o sucesso.
Muitos usam a desculpa da genética para justificar quando não perdem peso o suficiente ou quando os treinos não dão o resultado esperado. Na maioria das vezes a culpa é da própria pessoa que não treina o bastante ou que não cuida da alimentação como deveria. Porém, a genética possui realmente algum tipo de influência na forma como o nosso corpo responde a certos estímulos. A genética pode sim ter uma forte influência quanto ao treino de hipertrofia, pois é ela que determina o tamanho das fibras musculares e como se dará a síntese de proteínas. Ainda assim, fatores externos como os hábitos de vida podem mudar essa realidade. Porém, quando o assunto é perda de peso a coisa já muda de figura.
A genética parece não fazer tanto efeito assim. Por exemplo, se você nasce com genes que proporcionam uma pré-disposição para engordar isso não significa que perder peso nunca será possível. Com bons hábitos alimentares e uma certa freqüência de exercícios é possível suprimir o gene e ainda mais: é possível evitar que essa supressão passe para a sua descendência.
Ou seja, os seus filhos também terão os genes, mas graças ao seu excelente estilo de vida a sombra da gordura não pousará sobre eles. Então, agora que você já sabe disso chega de arranjar desculpas para si mesmo. Ninguém consegue ter o corpo que sempre sonhou sem alguns pequenos sacrifícios. Mãos a obra e vamos suar a camisa!
Ana Paula Ribeiro
Personal Trainer
Personal Trainer – cref 010648 G/SC
* Graduada em Educação Física Licenciatura Plena – Uniplac – 2006
* Bacharel em Educação Física – UNIPLAC – 2007
* Pós Graduada em Musculação e Treinamento de força – UGFRJ – 2009
* Pós Graduada em Fisiologia do Exercício – Censupeg – 2011
* Pós Graduada em Pilates – Instituto Amanda Bráz – 2013
* Formação em Treinamento de Pilates Completo – Equipe Ivana Henn – 2010
* Formação Treinamento Funcional – CORE 360° 2010
Proprietária One L1fe Academia.