04/11/2025 10h53 ⟳ Atualizada em 04/11/2025 às 10h53
A semana começa com tempo firme na maior parte da região Sul do Brasil, mas termina com alerta para chuva forte, temporais e risco de vento muito intenso. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, terça, quarta e quinta-feira seguem com predomínio do sol, poucas variações de nuvens e períodos de tempo bem aproveitável.
No oeste, podem ocorrer pancadas rápidas e isoladas de chuva, com algum temporal bem pontual devido ao calor e à alta umidade. No centro-leste, o sol também predomina, com temperaturas próximas ou acima dos 30°C. Na quinta-feira, a tendência é de maior nebulosidade nesta área, com momentos de garoa e chuvisco, o que deve impedir que a temperatura suba tanto.
Mas o cenário muda de forma brusca a partir de sexta-feira. A formação de um centro de baixa pressão — que deve evoluir para um ciclone extratropical — vai reforçar a instabilidade e provocar chuva, trovoadas e temporais. Há risco de tempo severo principalmente no oeste e meio-oeste da região Sul, com possibilidade de vendavais, granizo e até algum tornado isolado.
Não apenas o oeste será afetado. No centro-leste também há previsão de episódios de ventos fortes entre sexta e sábado, com rajadas que podem superar 80 a 100 km/h. Já no litoral, os ventos devem ganhar ainda mais força durante o sábado, mantendo o risco elevado de danos.
O meteorologista destaca que a baixa pressão associada ao ciclone deve reforçar a instabilidade por todo o Sul, exigindo atenção redobrada e acompanhamento das atualizações ao longo dos próximos dias.
“Até lá, a gente vai atualizando essas informações”, reforça Scheuer.
