27/11/2025 09h16 ⟳ Atualizada em 27/11/2025 às 09h26

A Serra Catarinense está em peso em Florianópolis para participar do maior encontro de Indicações Geográficas (IGs) do Sul do país. O 10º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas e a 9ª Mostra de Produtos Tradicionais reúnem pesquisadores, produtores e representantes de instituições de todas as regiões brasileiras no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Coqueiros, entre os dias 26 e 28 de novembro.
Santa Catarina contabiliza atualmente dez Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI, sendo algumas delas símbolos marcantes da Serra Catarinense, como os Vinhos de Altitude, o Mel de Melato de Bracatinga, Queijo Serrano e a Maçã Fuji. Esses produtos não apenas reforçam a identidade regional, mas também atestam a qualidade e o rigor produtivo que caracterizam o agronegócio serrano.
Ao todo, o estado participa com 49 estandes exibindo produtos certificados ou tradicionalmente ligados à cultura catarinense. Entre eles, a Serra Catarinense se destaca com espaços bem estruturados, evidenciando a excelência de seus produtos e demonstrando a força do agro na economia regional.
O evento, que já se consolidou como referência nacional, amplia o diálogo sobre certificações, agregação de valor, desenvolvimento territorial e oportunidades de mercado, reforçando o papel das IGs na promoção e valorização dos produtos que carregam a identidade de Santa Catarina.
