[dropcap]H[/dropcap]á quase dois meses reuniões foram suspensas pelo governo do estado através de um decreto. Mas, a câmara de vereadores de Bom Jardim da Serra parece não ter entendido isso. Duas sessões presenciais foram realizadas nas últimas semanas, uma no dia 27 de abril e outra nesta segunda-feira (04). A sessão com dez pessoas, durou mais de três horas e foi transmitida ao vivo, através das redes sociais. O presidente do legislativo, João Cristiano Pereira Rodrigues (PSD), alega que eles fizeram as sessões tomando todos os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda, segundo ele, dos nove vereadores quatro não têm acesso a internet, o que deixaria inviável a votação de projetos importantes para a cidade. A Câmara também não tem equipamentos para essas transmissões.
“Tinha matérias relacionadas ao COVID-19, repasse de recursos, suplementação de orçamento, algumas atualizações legislativas, medidas administrativas para o enfrentamento da pandemia”. Segundo o presidente da câmara de Bom Jardim da Serra, estratégias estão sendo definidas para fazer as sessões de forma online, o que deve acontecer a partir da próxima semana. “Estamos definindo como é que vamos fazer com esses vereadores, se eles vão ir até uma residência que tenha internet para eles poderem participar. ”
Na semana passada o Ministério Público encaminhou uma recomendação para que os vereadores realizassem as sessões de forma online, e para que um link fosse disponibilizado aos moradores. O promotor de justiça Gilberto Assink encaminhou um oficio ao legislativo pedindo esclarecimentos. Segundo ele, a partir de agora se alguma sessão presencial for realizada as medidas judiciais terão que ser tomadas.
Fonte: NSC – Eduarda Demeneck