Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pelo Sul do Brasil e provoca uma acentuada queda nas temperaturas em Santa Catarina. Os efeitos deste sistema serão sentidos com mais força entre a noite desta segunda-feira (30) e a manhã de quinta-feira (03), com os dias mais gelados previstos para terça (01) e quarta-feira (02).
De acordo com a Epagri/Ciram, o frio atinge todas as regiões do estado, com destaque para as áreas de maior altitude, acima dos 700 a 800 metros. Nessas regiões, as mínimas podem variar entre 0°C e -6°C, com possibilidade de registros ainda mais extremos no Planalto Sul, onde os termômetros podem chegar a -6°C e até -8°C. Já nas regiões litorâneas, as mínimas devem oscilar entre 0°C e 8°C.
A condição é propícia para a formação de geada ampla, desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul. Em outras áreas, como a Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, a geada pode ocorrer de forma mais isolada.
A Epagri/Ciram alerta para cuidados redobrados com a população em situação de vulnerabilidade, além de atenção com animais domésticos e criações. O frio intenso também exige medidas preventivas no setor agrícola e agropecuário, a fim de minimizar possíveis prejuízos causados pelas geadas.
O frio intenso reforça a necessidade de proteção adequada, tanto em ambientes internos quanto externos, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a madrugada. As autoridades recomendam que a população se mantenha informada por meio dos canais oficiais de meteorologia e siga as orientações de segurança para este período de baixas temperaturas.
Fonte: EPAGRI