31/07/2025 08h44 ⟳ Atualizada em 31/07/2025 às 08h50
O mês de julho se despediu de forma gelada em Santa Catarina. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feira (31), com geada em várias regiões, especialmente na Serra.
Entre os destaques está São Joaquim, que marcou -3,1°C, conforme dados da estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculada à prefeitura. Em áreas rurais do município, como o Vale do Caminhos da Neve, Vale do Complexo dos Vinhedos e o bairro Jardim Bandeira, o amanhecer foi branco de geada, reforçando o charme típico do inverno serrano.
Segundo os dados compilados por estações do INMET, Epagri/Ciram e estações particulares (PWS), outras cidades também enfrentaram temperaturas rigorosas. O frio mais intenso foi registrado no Bom Jardim da Serra, com -5,2°C, seguido de Painel, com -4,8°C. Urupema (-1,7°C), Urubici (-1,6°C) e Otacílio Costa (-1,3°C) também entraram na lista das cidades com marcas negativas.
Confira os registros de temperaturas mínimas abaixo de zero em SC nesta manhã:
- -5,2°C – Bom Jardim da Serra / PMBJ / INMET
- -4,8°C – Painel / Estação particular (PWS)
- -2,8 Joinville*
- -3,1 – São Joaquim / PMSJ / INMET
- -1,7°C – Urupema / Epagri
- -1,6°C – Urubici / Epagri
- -1,3°C – Otacílio Costa / Epagri
- -1,0°C – Bocaina do Sul / Epagri
- -0,9°C – Rio Negrinho / Epagri
- -0,7°C – Itaiópolis / Epagri
- -0,6°C – Rio Rufino / Epagri
- -0,6°C – São Bento do Sul / PWS
- -0,3°C – Mafra / PWS
O frio intenso reforça o papel da Serra Catarinense como a região mais gelada do Brasil durante o inverno, atraindo turistas e encantando moradores com paisagens congeladas. Segundo Coutinho, agosto deve começar com temperaturas mais amenas, mas ainda há possibilidade de novas ondas de frio ao longo do mês.